CURIOSIDADES

OUTUBRO ROSA

Outubro Rosa é um movimento internacional que tem por objetivo conscientizar a população sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama. Ocorre através de campanhas e ações de marketing e tem como público-alvo as mulheres.

O movimento teve início no Estados Unidos, na década de 90, quando alguns estados se uniram em prol da prevenção e diagnóstico do câncer de mama. Em paralelo ocorreu em Nova York a primeira Corrida pela Cura, onde na ocasião a Fundação Susan G. Komen for the Cure distribuiu aos participantes um laço cor de rosa, nascendo então o famoso símbolo da campanha.

1996-98 AccuSoft Inc., All rights reserved
1996-98 AccuSoft Inc., All rights reserved
Outubro 2022. Susan G. Komen Race for the Cure – NY.
Outubro 2022. Susan G. Komen Race for the Cure – NY.
Laço cor de rosa – Símbolo da luta contra o Câncer de Mama.
Laço cor de rosa – Símbolo da luta contra o Câncer de Mama.

No Brasil, a campanha chegou em outubro de 2002, quando um grupo de mulheres em conjunto com uma marca de cosméticos europeia, iluminaram com luzes cor de rosa o Obelisco do Ibirapuera em São Paulo. A partir de 2008, outros estados do Brasil passaram a promover a campanha através da iluminação de monumentos importantes.

Em 2010, o Instituto Nacional do Câncer (INCA), aderiu ao Outubro Rosa, realizando desde então diversas ações de conscientização e debates sobre a causa.

MITOS

HISTÓRICO FAMILIAR É SINONIMO DE TER CÂNCER?

Não. Apenas 5 a 10% dos casos de câncer de mama estão relacionados a fatores hereditários (dados do INCA). Ou seja, a grande maioria dos casos acontecem sem o histórico familiar. Logo, as medidas preventivas são fundamentais para qualquer pessoa.

A quantificação do risco de desenvolvimento do câncer só pode ser determinada com um teste de pesquisa de mutações genéticas.

AUTOEXAME SUBSTITUI DA MAMOGRAFIA?

Não. Tanto o autoexame das mamas quanto a mamografia têm sua importância e um não exclui o outro. É importante conhecer a sua mama para reconhecer qualquer alteração. Já a mamografia permite o diagnóstico precoce, quando o câncer ainda não é palpável no autoexame. O chamado “caroço no seio” serve de alerta para o câncer de mama, mas não é o único sinal. Sempre que encontrar um nódulo palpável, procure um mastologista.

TODO CAROÇO NA MAMA É CÂNCER?

Nem todo nódulo é câncer. Existem alterações benignas (cistos e fibroadenomas, p. ex.) que podem ser palpáveis no autoexame e que não aumentam o risco de desenvolver a doença. A diferenciação entre causas benignas e malignas dependem da avaliação de um mastologista.

SUTIÃ CAUSA CÂNCER DE MAMA?

Não existe comprovação científica. O sutiã apertado pode causar desconforto e dor na mama, mas não há relação com o aparecimento da doença.

DESODORANTE CAUSA CÂNCER DE MAMA?

Não existe comprovação científica. A absorção de substâncias químicas ainda não foi comprovada como causa de câncer de mama.

TRAUMA NA MAMA CAUSA CÂNCER?

Não. O trauma causado por pancada ou acidentes não é capaz de desencadear o câncer de mama. O que pode acontecer é a formação de um hematoma associado a dor, com fibrose posterior, dando a sensação da formação do nódulo.

Nesses casos, pode ser encontrado um tumor por coincidência ao realizar os exames de mamografia e ultrassom das mamas na avaliação médica do trauma.